Alimentos fast food afetam o rendimento escolar das crianças

Além de serem pobres em nutrientes e ricos em gorduras, sódio e outros componentes que fazem mal à saúde, os alimentos categorizados como “fast food” também afetam negativamente no desenvolvimento educacional das crianças. Isso é o que revela um estudo da Universidade de Ohio.

Analisando estudantes do Ensino Fundamental, os pesquisadores cruzaram dados entre a alimentação das crianças e seus históricos escolares. De acordo com as informações obtidas pelas declarações das próprias crianças, quem consume fast food ao menos uma vez por dia, obtém resultados inferiores nas provas escolares em relação às que nunca consomem – ou o fazem com baixíssima frequência. Curiosamente, o desempenho na disciplina de matemática foi o mais alterado.

Para os pesquisadores envolvidos, a explicação dos dados analisados está na baixa carga de nutrientes dos alimentos fast food. Sem vitaminas, sais minerais e demais nutrientes essenciais ao organismo, os estudantes acabam tendo o aprendizado e o rendimento escolar afetados.

É muito importante que as crianças tenham hábitos alimentares saudáveis, seguindo uma dieta equilibrada e praticando exercícios físicos regularmente. As refeições fast food podem ser consumidas, mas com moderação e, de preferência, aos finais de semana e/ou durante as férias.